sexta-feira, 2 de novembro de 2012

I.O.C.R. - Idéia, Orçamento, Captação, Realização

Queridos leitores, este blog é sobre ficar na luz, e eu escrevi sobre permanecer na luz e enviar luz para os líderes corruptos deste mundo, mesmo quando se toma conhecimento de mais uma atrocidade que cometeram.

Em outros blogs, afirma-se que o furacão "Sandy", que recentemente atingiu os Estados Unidos, foi intencionalmente projetado, através do uso de altas tecnologias de manipulação do clima. Ainda que isso seja verdadeiro, fiquemos na nossa luz e continuemos nossa emanação de luz, para que essas sórdidas mentes e endurecidos corações sejam aquecidos e transmutados.

Neste momento, eu quero dar continuidade aos artigos anteriores, "Ganhar Dinheiro é Fácil" e "O Fim da Tirania Financeira". Afinal de contas, eu orgulhosamente, talvez egoisticamente, e quem sabe até um tanto arrogantemente, anunciei que tinha uma jóia preciosa, uma ideia prática para tirarmos o mundo da atual "tirania financeira" e entrarmos numa nova era de "justiça econômica"!

Essa jóia recebeu o nome de I.O.C.R. - iniciais de Idéia, Orçamento, Captação, Realização - na verdade, uma ferramenta tecnológica de uso simples e prático, com a finalidade de auxiliar e promover a distribuição de recursos para trazer benefícios concretos aonde existem verdadeiras necessidades.

Apenas isso. Nada de mais.

Porém, queridos leitores, vejam só o que aconteceu: no dia 21 do mês passado (outubro/2012) eu tomei conhecimento do fellowship programme (programa de parceria) da Shuttleworth Foundation (Fundação Shuttleworth).

Essa Fundação é criação de Mark Shuttleworth, o empreendedor que "trouxe o Linux para as massas" através do sistema operacional Ubuntu, cada vez mais popular nos computadores pessoais. Para quem não sabe, o Linux Ubuntu é um software livre, ou seja, ele é gratuito, e todo o seu código de programação é aberto, público. Esse é um paradigma completamente diferente do que é utilizado pelo modelo comercial tradicional. No modelo comercial, usado pelo Windows e outros, o software é propriedade da empresa, que vende ao consumidor apenas o direito de usar o seu sistema, cujo código é fechado, uma caixa preta secreta que só a própria empresa pode ter acesso. O software livre é uma abordagem completamente diferente e "libertadora".

Ubuntu é uma antiga palavra africana que significa algo como "humanidade para os outros" ou "uma pessoa é uma pessoa através de outras pessoas" ou ainda "sou o que sou pelo que nós somos". Mark Shuttleworth é sul-africano e por meio do seu trabalho ele traz o espírito desta palavra para o mundo do software livre.
"Uma pessoa com ubuntu está aberta e disponível aos outros, não-preocupada em julgar os outros como bons ou maus, e tem consciência de que faz parte de algo maior e que é tão diminuída quanto seus semelhantes que são diminuídos ou humilhados, torturados ou oprimidos."
Arcebispo Desmond Tutu

Shuttleworth ficou milionário quando sua primeira empresa de serviços de Tecnologia de Informação foi comprada, ainda antes de criar o sistema operacional Ubuntu. É uma pessoa com dinheiro, com vontade de mudar o mundo para melhor, aberta e disposta a apoiar boas ideias neste sentido. Fiquei muito animado!

O programa de parcerias da Fundação Shuttleworth é único:
  • Oferecem parceria a indivíduos para implementarem suas ideias inovativas para transformação da sociedade.
  • Estão interessados em ideias excepcionais, que reúnam tecnologia, conhecimento, aprendizagem e abertura. Ideias que irão realmente avançar o acesso global ao conhecimento e o desenvolvimento social e econômico.
  • Apostam no brilho da ideia ao invés de premiar sucessos passados.
  • Acreditam que permitindo que a pessoa dedique 100% de seu tempo para seguir o seu sonho, ele se torna realidade.
  • Certificam-se de que o parceiro invista recursos pessoais e dinheiro em seus projetos. Isto ajuda a manter o foco e os esforços, e cria um senso de propriedade maior do que apenas doação de fundos.
  • Permitem o investimento do dinheiro doado em negócios, ONGs e pessoas - o que for melhor para que o resultado final seja alcançado.
  • Providenciam um lar jurídico, financeiro, administrativo e técnico para os Parceiros, permitindo que se concentrem em seus objetivos.
Então, meus queridos, é claro que fiquei muito empolgado. Porém, o prazo semestral para submeter a ideia era no dia 31 de outubro, ou seja, apenas 10 dias depois da data que eu fiquei sabendo sobre o programa! Ou eu aproveitava a oportunidade, ou então teria que participar apenas da próxima rodada, seis meses depois. Então... "arregacei as mangas" e me coloquei a trabalhar para elaborar os dois documentos e o vídeo requeridos para a aplicação no programa.

Assim, de forma miraculosamente surpreendente, esse esforço rendeu resultados que sabe-se lá quando eu alcançaria, caso não houvesse esse prazo. Eu me refiro aos "dois documentos e o vídeo" mencionados. Eles explicam o que é a tal da jóia que eu falei. Eu já tinha toda a ideia em minha cabeça, mas agora nós já temos a ideia básica apresentada, explicadinha em texto e em vídeo!

O primeiro documento é uma espécie de "currículo", ou melhor, uma apresentação pessoal, que deve ter no máximo 3 páginas.

O segundo documento, que deve ter no máximo 2 páginas, deve responder a 4 perguntas:
  1. Descreva o mundo como ele é. (uma descrição do status quo e do contexto no qual você estará trabalhando)
  2. Qual a mudança que você quer fazer? (uma descrição do que você quer mudar sobre o status quo, no mundo; sua visão pessoal para esta área)
  3. O que você quer explorar? (uma descrição das inovações ou questões que você gostaria de explorar durante o ano de parceria)
  4. O que você irá fazer para chegar lá? (uma descrição do que você planeja fazer durante o ano)
O vídeo deve apresentar as ideias, e ter em torno de 5 minutos de duração.



Eu comecei pelas 4 perguntas, e utilizei trechos deste blog nas respostas.

Depois, eu fiz a minha apresentação pessoal, utilizando também material que eu já tinha pronto.

Por fim, para fazer o vídeo, a primeira ideia que me veio eu comecei imediatamente a executar - nem sequer cogitei uma segunda ideia. Então, comecei a escrever o que seria a narração: um texto para eu mesmo gravar, fazendo a locução. Não tive dificuldade em preencher duas páginas e meia; porém, ainda antes de terminar, quando eu fui ler em voz alta para ver quanto tempo estava durando: surpresa! Quando deu 5 minutos, eu nem sequer tinha chegado na metade! Então, concluí o texto rapidamente, e comecei a tentar diminuí-lo. A essa altura já era dia 28, e eu ainda tinha que produzir as imagens e editar o vídeo... Dei início à gravação do áudio... Por mais que eu tentasse cortar e reduzir, e falar depressa... não consegui deixar com menos de 7 minutos. Eu não tinha tempo para refazer, eu tinha que ir em frente! Na noite do dia 30 para o dia 31 é que eu filmei as imagens, utilizando papel, caneta, uma filmadora e um spot de luz. Na manhã do dia 31, passei as imagens da filmadora para o computador. Perdi tempo tentando converter para um formato editável. Então, enfim, usando o software livre "OpenShot", comecei a edição, juntando o áudio da gravação com as imagens da filmagem. No final da tarde, eu estava completando o vídeo, e em seguida fazendo upload para o YouTube. O resultado não ficou com a qualidade que eu queria, e pretendo fazer novas edições se possível. Assim mesmo, comemorei a "vitória" com grande alegria e alívio, pois já tinha passado duas noites sem dormir para conseguir cumprir o prazo.

Estou ansioso para compartilhar os resultados com vocês! Agora é que vamos precisar de traduções, pois os documentos e o vídeo estão todos em inglês. Vou precisar traduzi-los para o português para que seja acessível ao público brasileiro. Por outro lado, vou precisar traduzir este blog para o inglês, para que eles possam saber o que é que estou escrevendo aqui.

Então, vamos lá! Abaixo estão os links de acesso à minha aplicação no Shuttleworth Foundation Fellowship Programme:
Estou disponibilizando também a transcrição da narração do vídeo:
E, por fim, o e-mail que enviei à Fundação, seguido da resposta automática que recebi:



Assunto: J. Bruni fellowship application
Data: Wed, 31 Oct 2012 18:28:54 -0200
De: J Bruni <joaohbruni@yahoo.com.br>
Para: fellowships@shuttleworthfoundation.org


To the Shuttleworth Foundation management team and advisors;

In order to submit my application for the Fellowship Programme, I am attaching the following documents:

"J. Bruni resume.pdf" - my profile
"J. Bruni fellowship programme application.pdf" - my responses to the 4 questions

I have uploaded a video on my ideas to YouTube:
http://www.youtube.com/watch?v=CV69vnPy5eI

You will notice the video length is between 6 and 7 minutes. Please feel free to watch only 5 minutes.

For you information, I will be soon publicly announcing this current application in my personal blog at http://ficanaluz.blogspot.com

On sincere and deep reverence and gratitude feelings, I thank you very much.

J. Bruni





Assunto: Re: J. Bruni fellowship application
Data: Wed, 31 Oct 2012 13:28:59 -0700
De: Shuttleworth Fellowships <fellowships+canned.response@shuttleworthfoundation.org>
Para: joaohbruni@yahoo.com.br


Thank you for your email.  We are currently accepting applications for the 1 March 2013 round of fellowships. The application deadline for this round is 1 November 2012.

Due to the high number of applications / enquiries received, we may not be able to respond directly to every enquiry.

Applicants can expect feedback by February 2013.



--
Shuttleworth Foundation Fellowships
How to apply:
http://www.shuttleworthfoundation.org/funding/fellowship-programme/



Para mim, isso tudo significa que os caminhos estão se abrindo para a manifestação desse projeto, o I.O.C.R.

Eu sinto a íntima certeza de que tenho o apoio da Fundação Shuttleworth para a realização do projeto, pois a convergência de interesses é máxima. Eu não vou esperar até fevereiro de 2013 para dar continuidade, pois já estou pronto para implementá-lo. Quando o apoio chegar, o que hoje é uma intenção germinando, pode florescer em todo o seu potencial.

Vou traduzir o documento que responde às 4 perguntas, e vou publicar aqui. Será o próximo post!

Quem souber ler em inglês, não precisa esperar: é só usar os links de acesso acima, e aguardar mais novidades em breve - tanto sobre o projeto I.O.C.R. quanto mais dicas e pensamentos sobre "FICAR NA LUZ!"

Vamos todos juntos provocar um "tsunami" de CONSCIÊNCIA, LUZ e AMOR neste belo planeta azul - cada um contribuindo à sua maneira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezamos a polidez e a cortesia. Comentários ofensivos serão removidos. Prezamos também a qualidade! Comentários com muitos erros ortográficos e/ou gramaticais poderão ser removidos.